segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Santa Maria Madalena de Pazzi Santa do dia 25 de maio 2011

Santa Maria Madalena de Pazzi

25 de Maio


A- A+

Santa Maria Madalena de Pazzi Nasceu no ano de 1566 em Florença, na Italia, e pertenceu a uma nobre família.

Ela muito cedo se viu chamada à vida religiosa e queria consagrar-se totalmente. Abandonou tudo: os bens e os projetos.

Entrou para a Ordem Carmelita e ali viveu por 25 anos. Uma aventura espiritual mística que resultou em uma grande obra com suas experiências carismáticas.

Todos os santos foram carismáticos. E a nossa Igreja é carismática, pois ela é marcada pelas manifestações do Espírito Santo. Precisamos aprender com os santos a sermos dóceis ao Espírito Santo.

Ela sofreu muito. Amou a cruz de cada dia.

Santa Maria sofreu com várias enfermidades até que entrou no Céu, com 41 anos. Seu lema foi: "Padecer, Senhor, e não morrer!"

Santa Maria Madalena de Pazzi, rogai por nós!


Primeira leitura (Atos dos Apóstolos 15,1-6)

Primeira leitura (Atos dos Apóstolos 15,1-6)

Quarta-Feira, 25 de Maio de 2011
5ª Semana da Páscoa


A- A+


Leitura dos Atos dos Apóstolos.

1Naqueles dias, chegaram alguns da Judeia e ensinavam aos irmãos de Antioquia, dizendo: “Vós não podereis salvar-vos, se não fordes circuncidados, como ordena a Lei de Moisés”. 2Isto provocou muita confusão, e houve uma grande discussão de Paulo e Barnabé com eles. Finalmente, decidiram que Paulo, Barnabé e alguns outros fossem a Jerusalém, para tratar dessa questão com os apóstolos e os anciãos.
3Depois de terem sido acompanhados pela comunidade, Paulo e Barnabé atravessaram a Fenícia e a Samaria. Contaram sobre a conversão dos pagãos, causando grande alegria entre todos os irmãos.
4Chegando a Jerusalém, foram recebidos pelos apóstolos e os anciãos, e narraram as maravilhas que Deus tinha realizado por meio deles. 5Alguns dos que tinham pertencido ao partido dos fariseus e que haviam abraçado a fé levantaram-se e disseram que era preciso circuncidar os pagãos e obrigá-los a observar a Lei de Moisés. 6Então, os apóstolos e os anciãos reuniram-se para tratar desse assunto.


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 121)

Salmo (Salmos 121)

Quarta-Feira, 25 de Maio de 2011
5ª Semana da Páscoa


A- A+


— Que alegria, quando me disseram: Vamos à casa do Senhor!
— Que alegria, quando me disseram: Vamos à casa do Senhor!

— Que alegria, quando ouvi que me disseram: “Vamos à casa do Senhor!” E agora nossos pés já se detêm, Jerusalém, em tuas portas.
— Jerusalém, cidade bem edifi¬cada num conjunto harmonioso; para lá sobem as tribos de Israel, as tribos do Senhor.
— Para louvar, segundo a lei de Israel, o nome do Senhor. A sede da justiça lá está e o trono de Davi.

Evangelho (João 15,1-8)

Evangelho (João 15,1-8)

Quarta-Feira, 25 de Maio de 2011
5ª Semana da Páscoa


A- A+


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. 2Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda. 3Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei. 4Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim.
5Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. 7Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. 8Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

São Filipe Néri Santo do dia 26 de maio de 2011

São Filipe Néri

26 de Maio


A- A+

São Filipe Néri O "santo da alegria" nasceu em Florença, Itália, no ano de 1515.

Depois de ficar órfão, recebeu um convite de seu tio para que se dedicasse aos negócios. Mas, tendo vida de oração e discernimento, ele percebeu que Deus o chamava a um outro negócio: expressar com a vida a caridade de Cristo.

Néri foi estudar em Roma. Estudou Filosofia e Teologia, deixando-se conduzir e formar pelo Espírito Santo e, mesmo antes de ser padre, visitava os lugares mais pobres de Roma. Formou uma associação para cuidar dos doentes pobres.

São Filipe disse sim para a glória de Deus e iniciou a bela obra do Oratório do Divino Amor, dedicando-se aos jovens e testemunhando sua alegria. Vivia da Divina Providência, indo aos lares dos ricos pedir pelos pobres.

Homem de oração, penitência e adoração, São Filipe Néri partiu para o céu com 80 anos, deixando para nós esse testemunho: renunciar a si mesmo, tomar a cruz a cada dia e seguir Jesus é uma alegria.

São Filipe Néri, rogai por nós!

Primeira leitura (Atos dos Apóstolos 15,7-21)

Primeira leitura (Atos dos Apóstolos 15,7-21)

Quinta-Feira, 26 de Maio de 2011
São Filipe Néri


A- A+


Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 7depois de longa discussão, Pedro levantou-se e falou aos apóstolos e anciãos: “Irmãos, vós sabeis que, desde os primeiros dias, Deus me escolheu, do vosso meio, para que os pagãos ouvissem de minha boca a palavra do Evangelho e acreditassem. 8Ora, Deus, que conhece os corações, testemunhou a favor deles, dando-lhes o Espírito Santo como o deu a nós. 9E não fez nenhuma distinção entre nós e eles, purificando o coração deles mediante a fé. 10Então, por que vós agora pondes Deus à prova, querendo impor aos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós mesmos tivemos força para suportar? 11Ao contrário, é pela graça do Senhor Jesus que acreditamos ser salvos, exatamente como eles”.
12Houve então um grande silêncio em toda a assembleia. Depois disso, ouviram Barnabé e Paulo contar todos os sinais e prodígios que Deus havia realizado, por meio deles, entre os pagãos. 13Quando Barnabé e Paulo terminaram de falar, Tiago tomou a palavra e disse: “Irmãos, ouvi-me: 14Simão acaba de nos lembrar como, desde o começo, Deus se dignou tomar homens das nações pagãs para formar um povo dedicado ao seu Nome. 15Isso concorda com as palavras dos profetas, pois está escrito: 16“Depois disso, eu voltarei e reconstruirei a tenda de Davi que havia caído; reconstruirei as ruínas que ficaram e a reerguerei, 17a fim de que o resto dos homens procure o Senhor com todas as nações que foram consagradas ao meu Nome. É o que diz o Senhor, que fez estas coisas, 18conhecidas há muito tempo’.
19Por isso, sou do parecer que devemos parar de importunar os pagãos que se convertem a Deus. 20Vamos somente prescrever que eles evitem o que está contaminado pelos ídolos, as uniões ilegítimas, comer carne de animal sufocado e o uso do sangue. 21Com efeito, desde os tempos antigos, em cada cidade, Moisés tem os seus pregadores, que lêem todos os sábados nas sinagogas”.


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 95)

Salmo (Salmos 95)

Quinta-Feira, 26 de Maio de 2011
São Filipe Néri


A- A+


— Anunciai as maravilhas do Senhor entre todas as nações.
— Anunciai as maravilhas do Senhor entre todas as nações.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! cantai e bendizei seu santo nome!
— Dia após dia anunciai sua salvação, manifestai a sua glória entre as nações, e entre os povos do universo seus prodígios!
— Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!” Ele firmou o universo inabalável pois os povos ele julga com justiça.

Evangelho (João 15,9-11)

Evangelho (João 15,9-11)

Quinta-Feira, 26 de Maio de 2011
São Filipe Néri


A- A+


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 9“Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. 10Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. 11Eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena”.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor

Santo Agostinho de Cantuária

Santo Agostinho de Cantuária

27 de Maio


A- A+

Santo Agostinho de Cantuária Monge beneditino, viveu em um mosteiro de Roma fundado por São Gregório Magno. Santo Agostinho na Grã- Bretanha exerceu santamente sua missão de levar muitos à santidade e assim santificar-se.

O Papa São Gregório enviou missionários para anunciar a Boa Nova nas Ilhas Britânicas, 40 monges estavam sob o comando de Agostinho, que corajosamente avançou em direção aos anglo-saxões que possuíam fama de cruéis. Agostinho ao chegar, expôs ao rei sua pregação e pediu-lhe autorização para pregar com seus irmãos.

O trabalho de evangelização foi tão fecundo que, em menos de um ano, mais de dez mil pessoas se converteram, inclusive o rei Etelberto.

Ajudado sempre pelo Papa, Santo Agostinho, na obediência acolheu as direções do Espírito e foi ordenado Bispo. Com o surgimento de novas necessidades pastorais, tornou-se Arcebispo. Com a ajuda de muitos outros missionários, alcançou a graça da conversão, praticamente para todos da ilha. Entrou na Igreja Triunfante, com outros, em 605.

Primeira leitura (Atos dos Apóstolos 15,22-31)

Primeira leitura (Atos dos Apóstolos 15,22-31)

Sexta-Feira, 27 de Maio de 2011
5ª Semana da Páscoa


A- A+


Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 22pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, de acordo com toda a comunidade de Jerusalém, escolher alguns da comunidade para mandá-los a Antioquia, com Paulo e Barnabé.
Escolheram Judas, chamado Bársabas, e Silas, que eram muito respeitados pelos irmãos. 23Através deles enviaram a seguinte carta: “Nós, os apóstolos e os anciãos, vossos irmãos, saudamos os irmãos vindos do paganismo e que estão em Antioquia e nas regiões da Síria e da Cilícia. 24Ficamos sabendo que alguns dos nossos causaram perturbações com palavras que transtornaram vosso espírito. Eles não foram enviados por nós. 25Então decidimos, de comum acordo, escolher alguns representantes e mandá-los até vós, junto com nossos queridos irmãos Barnabé e Paulo, 26homens que arriscaram suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo. 27Por isso, estamos enviando Judas e Silas, que pessoalmente vos transmitirão a mesma mensagem. 28Porque decidimos, o Espírito Santo e nós, não vos impor nenhum fardo, além destas coisas indispensáveis: 29abster-se de carnes sacrificadas aos ídolos, do sangue, das carnes de animais sufocados e das uniões ilegítimas. Vós fareis bem se evitardes essas coisas. Saudações!”
30Depois da despedida, Judas e Silas foram para Antioquia, reuniram a assembleia e entregaram a carta. 31A sua leitura causou alegria, por causa do estímulo que trazia.


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 56)

Salmo (Salmos 56)

Sexta-Feira, 27 de Maio de 2011
5ª Semana da Páscoa


A- A+


— Vou louvar-vos, Senhor, entre os povos.
— Vou louvar-vos, Senhor, entre os povos.

— Meu coração está pronto, meu Deus, está pronto o meu coração! Vou cantar e tocar para vós: desperta, minha alma, desperta! Despertem a harpa e a lira, eu irei acordar a aurora!
— Vou louvar-vos, Senhor, entre os povos, dar-vos graças por entre as nações! Vosso amor é mais alto que os céus, mais que as nuvens a vossa verdade! Elevai-vos, ó Deus, sobre os céus, vossa glória refulja na terra!

Evangelho (João 15,12-17)

Evangelho (João 15,12-17)

Sexta-Feira, 27 de Maio de 2011
5ª Semana da Páscoa


A- A+


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. 13Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos.
14Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. 15Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Eu chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. 16Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que, então, pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. 17Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros”.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

São Germano Santo do dia 28 de maio de 2011

São Germano

28 de Maio


A- A+

São Germano Seu nome quer dizer 'irmão'. Nasceu em 378 na França.

Foi muito cedo para os estudos e acabou estudando Direito em Roma. Mas, seu grande desejo, era o de viver o Santo Evangelho. E foi pautando a sua vida na Palavra do Senhor.

Homem de oração e escuta, era dócil e pronto para renunciar a si mesmo e optar pelo querer de Deus.

Germano foi visitado pela Divina Providência. Foi eleito governador da alta Itália mas, de repente, com a morte do Bispo em sua terra natal, o povo e o clero o escolheram Bispo.

São Germano renunciou à sua vontade e quis a vontade de Deus para sua vida.

Promoveu a vida monástica e a evangelização na França. Foi um apóstolo de Jesus Cristo. cheio do Espírito Santo. Com o exemplo deste santo, aprendemos que precisamos viver como verdadeiros irmãos.

São Germano, rogai por nós!

Primeira leitura (Atos dos Apóstolos 16,1-10)

Primeira leitura (Atos dos Apóstolos 16,1-10)

Sábado, 28 de Maio de 2011
5ª Semana da Páscoa


A- A+


Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 1Paulo foi para Derbe e Listra. Havia em Listra um discípulo chamado Timóteo, filho de uma judia, crente, e de pai grego. 2Os irmãos de Listra e Icônio davam bom testemunho de Timóteo. 3Paulo quis então que Timóteo partisse com ele. Tomou-o consigo e circuncidou-o, por causa dos judeus que se encontravam nessas regiões, pois todos sabiam que o pai de Timóteo era grego.
4Percorrendo as cidades, Paulo e Timóteo transmitiam as decisões que os apóstolos e anciãos de Jerusalém haviam tomado. E recomendavam que fossem observadas. 5As Igrejas fortaleciam-se na fé e, de dia para dia, cresciam em número. 6Paulo e Timóteo atravessaram a Frígia e a região da Galácia, pois o Espírito Santo os proibira de pregar a Palavra de Deus na Ásia.
7Chegando perto da Mísia, eles tentaram entrar na Bitínia, mas o Espírito de Jesus os impediu. 8Então atravessaram a Mísia e desceram para Trôade. 9Durante a noite, Paulo teve uma visão: na sua frente, estava de pé um macedônio que lhe suplicava: “Vem à Macedônia e ajuda-nos!” 10Depois dessa visão, procuramos partir imediatamente para a Macedônia, pois estávamos convencidos de que Deus acabava de nos chamar para pregar-lhes o Evangelho.


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 99)

Salmo (Salmos 99)

Sábado, 28 de Maio de 2011
5ª Semana da Páscoa


A- A+


— Aclamai o Senhor, ó terra inteira.
— Aclamai o Senhor, ó terra inteira.

— Aclamai o Senhor, ó terra inteira, servi ao Senhor com alegria, ide a ele cantando jubilosos!
— Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, Ele mesmo nos fez, e somos seus, nós somos seu povo e seu rebanho.
— Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, sua bondade perdura para sempre, seu amor é fiel eternamente!

Evangelho (João 15,18-21)

Evangelho (João 15,18-21)

Sábado, 28 de Maio de 2011
5ª Semana da Páscoa


A- A+


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 18“Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim. 19Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence. Mas, porque não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia.
20Lembrai-vos daquilo que eu vos disse: ‘O servo não é maior que seu senhor’. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. 21Tudo isto eles farão contra vós por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou”.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

São Luis precisa de obras portanto Castelo deixa o povo trabalhar, ou o Prefeito de São Luis é contra obras? Só explicação não resolve nada vamos agir



Nota: João Castelo explica por que embargou a obra da Via ExpressaPor Luís Pablo 05-08-2011 às 21:47 Política


Prefeito João Castelo
Em nota enviada à imprensa, a Prefeitura de São Luís explica porque a obra da Via Expressa teve que ser embargada.

Na nota, a prefeitura diz que para obter o alvará falta ainda a Licença prévia da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e, finalmente, da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh).

E mais: que o Governo do Estado se nega a cumprir a legislação urbanística desrespeitando à Constituição Federal e à soberania da municipalidade.

NOTA OFICIAL

A Prefeitura de São Luís, diante do noticiário divulgado na imprensa local, segundo o qual obstáculos estão sendo criados para a construção, pelo Governo do Estado, da propalada Via Expressa, vem de público esclarecer o seguinte:

1. O Município de São Luís não se opõe à construção da anunciada “Via Expressa”. Entretanto, não pode permitir que os responsáveis pela construção dessa obra, como de qualquer outro empreendimento, não obedeçam às normas da Legislação Municipal, que exigem como condição prévia o alvará de construção.

2. O Governo do Estado do Maranhão, entretanto, apenas pediu ao Município a Certidão de Uso e Ocupação do Solo, primeira etapa de procedimentos outros que antecedem à concessão do alvará pretendido.

3. Concedida a certidão, que já se encontra à disposição do solicitante, falta ainda, para a concessão do alvará, a Licença prévia da Secretaria Municipal do Meio Ambiente – SEMMAM, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAM e, finalmente, da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação – SEMURH.

4. Diante destes esclarecimentos, fica demonstrado claramente que a responsabilidade ora atribuída à Prefeitura cabe, sim, ao Governo do Estado, que se nega a cumprir a legislação urbanística, num desrespeito à Constituição Federal e à soberania da municipalidade.

São Luis, 5 de agosto de 2011.

PREFEITURA DE SÃO LUÍS
Secretaria Municipal de Comunicação.

BOTAFOGO GOLEIA O EMBALADO VASCO DA GAMA E DÁ UM SALTO NA TABELA




O Botafogo contou com a inspiração e o faro de gol de Loco Abreu, sobrou em campo, goleou por 3 a 0 no clássico carioca pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro neste domingo e acabou com o embalo do Vasco, que não sabia o que era uma derrota já há um mês.

O atacante uruguaio fez dois dos três gols alvinegros anotados logo no primeiro tempo da partida, disputada no Engenhão, e foi o principal responsável pelo triunfo que levou a equipe a chegar aos 25 pontos e seguir na sexta posição, mas diminuir a distância para o grupo de elite, que começa com o Palmeiras, quinto (25). Líder, o Flamengo soma 33. Antônio Carlos e Herrera também balançaram as redes.

Pelo lado vascaíno, nada muda em termos de colocação na tabela, com o clube permanecendo em quarto lugar com 27 pontos graças ao empate do Palmeiras no sábado diante do Grêmio. No entanto, a ótima série iniciada logo após o revés para o Corinthians no dia 06 de julho foi quebrada.

Desde então foram cinco vitórias e um empate em seis partidas, com triunfos sobre adversários difíceis, como Internacional, São Paulo e Santos. O resultado da sequência agora interrompida foi a obtenção de 16 de 18 pontos disputados.

O time ainda viu um de seus principais jogadores, Diego Souza, ser expulso e virar baixa para a próxima partida, contra o Palmeiras no domingo, no Rio de Janeiro. Já o Botafogo volta a campo um dia antes, às 21h, contra o América-MG.
O jogo - O Vasco começou recuado e só chegou na área aos cinco minutos em bola levantada na área que o goleiro Jéfferson afastou com um soco. O time de General Severiano tomava a iniciativa do jogo e acabou marcando o primeiro gol aos nove minutos. Renato cobrou escanteio do lado direito e enquanto os zagueiros vascaínos se preocupavam com Loco Abreu, o zagueiro Antonio Carlos apareceu livre e cabeceou sem chances para Fernando Prass.

O time dirigido por Ricardo Gomes partiu para o ataque e deu seu primeiro chute em direção ao gol em cobrança de falta. Diego Souza chutou e Jefferson defendeu.

Aos 15 minutos, Felipe bateu escanteio e Alecsandro, na primeira trave, desviou de cabeça e Jéfferson fez grande defesa, O time cruzmaltino continuou no ataque em busca do gol de empate com Felipe distribuindo bem o jogo. Aos 19 minutos, Jumar arriscou da entrada da área e Jéfferson defendeu sem problemas.

O Botafogo mostrava mais lentidão e Herrera, muito individualista,acabava retardando os ataques alvinegros. Aos 24 minutos, Cortês fez ótima jogada pelo meio, driblando vários adversários mas a tabela com Loco Abreu na entrada da área acabou bloqueada pela zaga cruzmaltina. Aos 26 minutos, Diego Souza, Alecsandro e Fagner fizeram bela troca de passes mas a bola acabou nas mãos de Jéfferson.

Aos 27 minutos, o Botafogo marcou o segundo gol. Cortês fez grande lançamento para Herrera que penetrou e chutou. Fernando Prass deu rebote e Loco Abreu, de pé direito, empurrou a bola para as redes. Sem outra alternativa, o Vasco tentou partir para o ataque mas esbarrava na ineficiência dos atacantes Alecsandro e Eder Luis que acabavam sempre desarmados pela defesa alvinegra.

Aos 40 minutos, o Botafogo marcou o terceiro gol. Lucas investiu pela direita e cruzou, Fernando Prass desviou e Elkeson tocou de cabeça para Loco Abreu bater de canhota para marcar seu segundo gol e o terceiro do Botafogo na partida.

O Vasco voltou para o segundo tempo com Juninho Pernambucano no lugar de Márcio Careca que estava sendo vaiado pela torcida. O volante Jumar foi deslocado para o lado esquerdo. Aos cinco minutos, Loco Abreu ganhou de Dedé pelo alto e cabeceou para grande defesa de Fernando Prass que espalmou para escanteio.

O Vasco saía para o ataque e abria espaços para o Botafogo que forçava o jogo em cima de Elkeson que atuava aberto pela ponta esquerda e impedia que Fagner saísse para o apoio. Aos 15 minutos, o Botafogo perdeu uma grande chance de marcar o quarto gol. Cortês cruzou da esquerda, a bola passou por Herrera e Loco Abreu chutou no travessão. O técnico Ricardo Gomes tirou Eder Luis e colocou o lateral Julinho em seu lugar, voltando Jumar para a proteção da zaga.

Aos 21 minutos, Diego Souza não gostou da marcação do árbitro e chutou a bola para fora. Recebeu cartão amarelo e seguiu reclamando até receber o segundo cartão amarelo e ser expulso de campo. O Botafogo tocava a bola e aos 28 minutos, depois de tabelar com Elkeson, Márcio Azevedo entrou na área, mas foi desarmado por Fernando Prass que tocou na bola e mandou para escanteio.

Aos 32 minutos, Juninho Pernambucano cobrou escanteio rasteiro e Alecsandro completou de primeira e Jéfferson fez grande defesa. Nos minutos finais, o Botafogo apenas tocava a bola para aguardar o apito do árbitro enquanto o Vasco, sem forças para reagir, parecia preocupado apenas em evitar sofrer o quarto gol. O que não conseguiu, Aos 46 minutos, Renato roubou a bola no meio campo e deu passe preciso para Herrera bater cruzado e definir o resultado.

FICHA TÉCNICABOTAFOGO 4 X 0 VASCO
Local: Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 7 de agosto de 2011 (domingo)
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa-RJ)
Assistentes: Rodrigo Jóia e Dibert Moises (ambos Fifa-RJ)
Cartões amarelos: Cortês, Elkeson (Botafogo); Dedé, Jumar, Diego Souza, Felipe (Vasco)
Cartão vermelho: Diego Souza (Vasco)

Gols: Antônio Carlos, aos nove minutos, e Loco Abreu, aos 27 e 40 minutos do primeiro tempo; Herrera, aos 46 minutos do segundo tempo

BOTAFOGO: Jéfferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês (Márcio Azevedo); Marcelo Mattos, Renato, Felipe Menezes (Lucas Zen) e Elkeson (Cidinho); Herrera e Loco Abreu
Técnico: Caio Junior

VASCO: Fernando Prass; Fagner, Dedé, Anderson Martins e Márcio Careca (Juninho Pernambucano); Jumar, Rômulo, Felipe (Leandro) e Diego Souza; Eder Luis (Julinho) e Alecsandro
Técnico: Ricardo Gomes