domingo, 26 de agosto de 2012

ENIGMAS: OS SEGREDOS DA MAÇONARIA


Você quer ser maçom?
Calma, não é tão difícil, você só precisa ser convidado por um maçom, passar por entrevistas e ter a vida investigada por integrantes da ordem. São aceitos apenas homens que acreditam em Deus, tem pelo menos 21 anos de idade e nenhuma deficiência física.

Advertência: Quem é católico, praticante, deve levar em conta o que escreveu, em 1983, o hoje papa Bento 16: Declarações sobre as associações maçônicas: “Os fiéis que pertencem às associações maçônicas estão em pecado grave”.

Cerimônia para entrar na ordem

1º Passo – Com os olhos vendados o iniciado é levado ao templo por um maçom que vai acompanhá-lo durante toda a cerimônia.  O iniciado deve ter a perna direita, até a altura do joelho e o lado esquerdo do peito, nus. Segundo a lenda tal tática evitaria o ingresso de mulheres para a ordem.
2º Passo – Para começar a iniciação o candidato é girado em torno de si para perder o senso de  direção. A seguir, começa a cumprir as provas que representam a passagem por fogo, ar, água e terra. Numa delas ouve espadas tinindo ao redor do templo.
3º Passo – O iniciado passa por alguns obstáculos: uma gangorra onde o iniciado sobe, sem saber que está prestes a cair. Ou uma almofada de pregos em que é convidado a descansar, os pregos serão retirados pouco antes de o iniciado sentar-se. A seguir o iniciado é levado a uma pia onde se purifica lavando as mãos, e é incensado por três vezes.
4º Passo – O iniciando, no batismo de sangue, se compromete ao sacrifício pela Pátria, pela humanidade e pela ordem. O venerável mestre então manda imprimir em seu peito uma marca que o tornará reconhecível para todos os maçons.
5º Passo – Após se comprometer a guardar em segredo tudo o que escutar e a fazer caridade, o iniciado deixa o templo para os maçons decidirem se o aceitarão. Em caso positivo, o rito continua. Com um compasso numa mão e a outra sobre a Bíblia, o iniciado faz um juramento. O mestre diz: “De hoje em diante, estais ligado para sempre à nossa ordem”.
6º Passo – Mais uma vez o iniciado sai da sala. Quando volta, encontra o templo às escuras, quando então as luzes são acessas e o iniciado percebe que todas as espadas apontadas para ele. Com uma espada sobre a cabeça, o iniciado recebe o avental de aprendiz e ouve a revelação dos segredos como toques, palavras e sinais. Está para sempre na maçonaria.
OS SÍMBOLOS
COMPASSO – O instrumento que desenha círculos perfeitos significa a busca pela perfeição. É o símbolo do raciocínio maçônico.
ESQUADRO – Seu ângulo reto mostra como o homem deve levar uma vida honesta. Ao lado do compasso, representa a união de ideias e ações.
AVENTAL – Lembra que todo homem nasceu para o trabalho e que um maçom deve trabalhar insistentemente para a descoberta da verdade e melhora da humanidade.
TRÊS PONTOS – Têm várias interpretações reconhecidas. Lembra o místico delta, faz referência ao tripé liberdade, igualdade e fraternidade e às qualidades indispensáveis ao maçom: amor, vontade e inteligência.
COLUNAS – Um templo deve ter 12, para lembrar os 12 signos do zodíaco.
O TEMPLO
Os templos maçônicos não tem janelas e a entrada é voltada para o ocidente, onde a pintura é mais escura. No outro extremo, o oriente é mais claro – para a maçonaria é dali que vem o conhecimento. É nessa área também que fica o altar de onde a autoridade mais alta comanda a sessão. Nas paredes, há 12 colunas, uma corda com 81 nós e outros símbolos como as pedras bruta e polida, que representam os momentos pré e pós-iniciação.

CURIOSIDADES
O grande segredo da maçonaria não passa de alguns rituais e códigos e ainda há quem defenda a não existência de segredo nenhum. O silencio é a maior arma dos maçons.
Em um texto maçônico há, por exemplo, o uso dos três pontos, abreviando as palavras: “Loj”, seguido dos três pontos, significa “loja”; Ir, seguido dos três pontos, significa Irmão; Prof, e os três pontos é profano, ou seja, quem não é da maçonaria; VVig, seguido dos três pontos significa vigilantes, note que o V está duplicado, isso se deve ao fato da palavra está no plural (vigilantes); AApr, e os três pontos significa aprendizes, mesma regra do caso anterior. Aqui um código diferente: G(três pontos)A(três pontos)D(três pontos)U(três pontos) significa Grande Arquiteto do Universo, que também é chamado de Jahbulon, corruptela dos nomes sagrados de Jeová, Baal e Osíris.
MAIS SÍMBOLOS
Como identificar um maçom?
Há alguns símbolos que identificam os maçons, por exemplo:
1 – no aperto de mãos, ao encostar o dedo indicador no ponho de quem está sendo cumprimentado;
2 – passar a mão pelo cabelo, virando-a durante o movimento;
3 – endireitar a coluna e colocar os pés em forma de esquadro;
4 – O abraço maçônico: consiste em  colocar um braço por cima e outro por baixo, em “X”, bater três vezes nas costas e trocar de posição outras três vezes.

PARA PESQUISAS: ORGANIZAÇÕES SECRETAS
ROSACRUZ – Ordem que prega a tolerância religiosa fez muito sucesso com os intelectuais do século 17. Seus rituais e sinais secretos tem seguidores até hoje.
ILUMINATI – Fundada em 1776, pretendia se infiltrar nos governos para controlar decisões nacionais. A ambição gerou perseguição feroz e em menos de 10 anos a sociedade estava praticamente extinta.
SKULL AND BONES – A mais poderosa organização secreta da atualidade. Aceita apenas alunos da universidade Yale, uma das mais elitizadas dos EUA. Entre seus integrantes estão George W. Bush, seu adversário nas últimas eleições John Kerry, ministros da Suprema Corte e alguns dos mais influentes empresários do país.
TEMPLÁRIOS – A ordem com sede no Templo de Jerusalém foi criada após a primeira cruzada para proteger peregrinos. Vitaminada por doações de nobres, ganhou poder a ponto de incomodar o rei da França e o Papa. Juntos, eles tramaram para mandar os templários para as fogueiras da inquisição. 

MAÇONARIA GLÓRIA DO OCIDENTE DO BRASIL MANAUS - AMAZONAS

1 avaliação
1
2
3
4
5


Telefones

Tel: (92) 3234-4745

Atividade(s)

Associações Culturais, Desportivas e Sociais



Localização

Tela cheia
Grande Oriente Nacional Glória do Ocidente do Amazonas
Endereço: Rua Silva Ramos, 305 Centro
Cidade: Manaus / AM
CEP: 69.010-180
Dados cartográficos ©2012 Google, MapLink - Termos de Uso
Mapa
Satélite
Híbrido

Empresas relacionadas

Tel: (92) 3671-1025
Associação dos Moradores da Compensa II
Rua Teófilo Dias, 407 A Compensa II - Manaus - AM
Tel: (92) 3633-8406
Associação Estadual de Clubes de Mães do Amazonas
Rua Leonardo Malcher, 777 Centro - Manaus - AM
Tel: (92) 3654-3423
Associação Recreativa dos Funcionários e Representante
Est Torquato - Tapajós, 2871 Flores - Manaus - AM
Tel: (92) 3636-3713
CAIMI-Centro de Atenção Integral ao Menor de Idade
Av Camapuã, 108 qd 316 Manaus - AM
Tel: (92) 3622-4191
Centro Maçônico de Previdência
Rua Com Clementino, 296 Centro - Manaus - AM
Tel: (92) 3618-0845
Centro Social e Educacional do Lago do Aleixo
Rua Pe Mário, 21 Manaus - AM
Tel: (92) 3656-8225
Federação Amazonense de Volley
Av Constantino Nery, 215 Flores - Manaus - AM
Tel: (92) 3232-1101
Grande Loja Maçônica do Amazonas-GLOMAM
Rua Dr Alminio, 91 Centro - Manaus - AM
PABX: (92) 3622-4188
Grande Loja Maçônica do Amazonas-GLOMAM
Rua Com Clementino, 296 Centro - Manaus - AM
Tel: (92) 3248-3595
Instituto Internacional Amazônia Viva
Av Ayrão, 344 ats 344 Centro - Manaus - AM
Tel: (92) 3629-4100
Liga Feminina do Est do Amazonas
Rua Macurany, 199 Educandos - Manaus - AM
Tel: (92) 3648-1034
Loja Maçônica Glória Sobre as Trevas
Rua B, 6 Manaus - AM
Tel: (92) 3234-7221
Loja Simbólica Amazonas
Rua Leovegildo Coelho, 294 Centro - Manaus - AM
Tel: (92) 3234-6871
Loja Unificação Maçônica
Rua Ramos Ferreira, 238 Aparecida - Manaus - AM
PABX: (92) 3622-6230
Órgão Gestor de Mão-de-Obra
Boul Dr Vivaldo Lima, 25 Centro - Manaus - AM
Tel: (92) 3234-5098
Sociedade Amigos da Marinha
Rua Bernardo Ramos, 1 Centro - Manaus - AM
Tel: (92) 3634-8924
Sociedade de Educação e Caridade
Tv Des João Machado, 2020 Alvorada I - Manaus - AM
PABX: (92) 3633-1695
Sociedade Recreativa e Beneficente da Seduc
Rua Cel Cândido Mariano, 34 Centro - Manaus - AM
Tel: (92) 3232-4198
União das Associações de Moradores de Conjuntos Habitacionais
Rua Mons Coutinho, 67 Aparecida - Manaus - AM
Tel: (92) 3233-0771
União dos Escoteiros do Brasil Reg do AM
Av Japurá, 1505 Praça 14 de Janeiro - Manaus - AM

MAÇONARIA GLÓRIA DO OCIDENTE DO BRASIL - MANAUS - AMAZONAS

A Maçonaria Glória do Ocidente do Brasil

E-mail Imprimir PDF
Avaliação do Usuário: / 6
PiorMelhor


A Glória do Ocidente do Brasil é uma Organização Maçônica regular, autônoma, soberana e independente, reconhecida universalmente por mais de 60 Potências Maçônicas.

De caráter filosófico, social, educativo e cultural forma uma federação de lojas espalhadas pelo Território Brasileiro.

Seu Fundador e primeiro Grão-Mestre Geral foi Manoel Queiroz Gomes.

Mantém tratado de Amizade Fraterna e Reconhecimento Mútuo, desde 1972, com dezenas de Obediências Maçônicas Internacionais, nos cinco continentes.

Pertence ao CLIPSAS - Centro de Ligação e Informação das Potências Maçônicas signatárias do Apelo de Strasburgo - que reúne 62 Potências Maçônicas no Mundo. 25 DE AGOSTO DIA CONSAGRADO AO EXERCITO BRASILEIRO, FOI TAMBÉM A MIM CONSAGRADO, COMO DIA DA FELICIDADE. NESTE MARAVILHOSO DIA, FOI INICIADO MEUS TRABALHOS JUNTO A MAÇONARIA GLÓRIA DO OCIDENTE DO BRASIL.  AGRADEÇO AOS MEUS IRMÃOS QUE RECEBERAM-ME COM A MAIOR ALEGRIA, E PERSEVERANÇA....................................... Raimundo dos Santos Mendes Aguiar