terça-feira, 15 de novembro de 2011

Prefeitura discute implantação de projetos no Plano de Cluster de Turismo

A Prefeitura de São Luís, por meio das secretarias municipais de Projetos Especiais (Sempe) e de Turismo (Setur), realizou a entrega dos seis projetos que foram desenvolvidos dentro do Plano de Cluster de Turismo, agora na sua fase de implementação.

O secretário municipal de Turismo, Liviomar Macatrão, e o especialista em Desenvolvimento Econômico da Sempe, Nonato Fernandes, participaram da reunião juntamente com a Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI), empresa responsável pela elaboração do Plano de Cluster de Turismo de São Luís.

Estiveram na reunião diversas outras empresas e organizações ligadas ao segmento do turismo da cidade. Na oportunidade, o secretário fez a entrega dos projetos que serão realizados através das parcerias.

O consultor da SPI, Anderson Miranda, enfatizou que “para dar certo, é de grande importância que os projetos sejam de fato desenvolvidos e liderados por outras entidades desligadas do poder público, pois as mesmas têm mais experiência com cada um dos assuntos abordados pelos projetos”.

Já Liviomar Macatrão deixou claro que a iniciativa, cobranças e obtenção de resultados positivos dependem da parceria de todos e que as entidade devem ser participativas nas atividades acordadas. “Agora é o momento de cada entidade se apoderar dos seus projetos e, a cada nova reunião, apresentar o resultado do que está sendo feito”, comentou o secretário.

O Cluster Turístico em São Luís – O Plano tem o objetivo de discutir formas de implantar projetos que viabilizem os atrativos turísticos ludovicenses. O projeto busca reunir os diversos segmentos que movimentam o turismo local para, juntos, desenharem as estratégias que irão fortalecer o segmento.

PROJETOS E ENTIDADES

1 - Diplomacia Econômica – Hotel Luzeiros, SEMPE, SETUR e SPI

2. - Observatório do Turismo – Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

3 - Centro de Atendimento ao Turista – Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurante e Similares do Maranhão (SINDIHORBS), a Associação dos Bares e Restaurantes (ABRASEL) e SETUR

4 - Guia do Investidor – Associação dos Jovens Empresários do Maranhão (AJEMA)

5 - Portal do Cluster – Chias Marketing, SPI e SETUR

6 - Rede Certificada de Empresas – Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (SEBRAE-MA), Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Associação Comercial do Maranhão e SETUR.

Publicação: 14/11/2011 12:52

Nenhum comentário:

Postar um comentário